sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Footbag



"Parece uns doente dançando mas é muito massa"



 
O footbag é um esporte inventado em 1972 nos Estados Unidos, caracteristicamente de baixo impacto e que tem por objetivo manter uma pequena bola no ar por meio de chutes.
Resumidamente o Footbag consiste em fazer “embaixadinhas” mantendo-se o equilibrio da bola
É baseado em chutes (kicks) e em paradas (delays) e pode ser jogado individualmente ou em grupo. Apesar de existirem uma infinidade de tipos de chutes, pode-se dizer que as três formas usuais de chutes e paradas são feitas de seis formas básicas:
  • Chutar com a parte superior do pé (toe kick);
  • Chutar com a lateral interna do pé (inside kick);
  • Chutar com a lateral externa do pé (outside kick).
  • Parar com a parte superior do pé (toe delay);
  • Parar com a lateral interna do pé (inside delay);
  • Parar com a lateral externa do pé (outside delay).
Por traz do esporte existe uma filosofia bastante interessante baseada no respeito e companheirismo, isso se mostra em competições onde o obtetivo não e vencer o adversario mas sim manter-se na competição
História
Em 72 Mike Marshall pegou um pequeno saco feito a partir de remendos repleto de feijões e começou a fazer malabarismo usando as mãos, os pés e a cabeça. Descobrindo assim um novo passatempo o qual foi primeiramente nomeado de Hack the Sack, Mike morreu de ataque cardiaco em 75 então seu amigo John Stalberger passou a difundir o esporte. Um ano após a morte de Mike ja exixtia a Associação Nacional de Hacky Sack. Atualmente as regras oficiais e as diretrizes gerais do esporte são controladas pela Associação Internacional de Footbag (IFPA).
Modalidades
Freestyle
Em se tratando de footbag, o freestyle (que em português significa Estilo Livre) é a modalidade que vem sofrendo as maiores mudanças nos últimos 20 anos. O freestyle é a forma artística do esporte. Pode ser tanto uma sequência de manobras difíceis que os olhos mal conseguem acompanhar (algo que, em inglês, é chamado de Shred) ou uma sequência de chutes precisos, como se o jogador estivesse em câmera lenta.
Net
O footbag net é jogado de forma muito similar ao voleibol, só que neste caso utiliza-se os pés. O footbag é menor e um pouco mais duro também (geralmente feito a partir de couro). Os jogos podem ser individuais (uma pessoa de cada lado) ou em duplas (duas pessoas de cada lado). A quadra possui um tamanho de 6,1 x 13,4m e a rede fica a uma altura de 1,5 metro. Assim como no voleibol, existem bloqueios, saques e cortadas, só que tudo isso com os pés.
Golfe
Na modalidade golfe o que conta é a precisão do chute em diferentes tipos de footbags. Para longas distâncias são usadas bolas mais duras (chamadas de driver) e para distâncias menores são usadas bolas mais macias, chamadas de putter). Esta é uma modalidade de footbag não muito difundida, mas que possui um charme peculiar. Não é preciso muito talento com o footbag para jogar o footbag golfe e suas regras são bastante simples, parecidas com o golfe tradicional. O jogador tem de 3 a 5 tentativas por buraco, que neste caso é um funil com 76 cm de diâmetro.
Consecutivo
Na modalidade de chutes consecutivos dois jogadores a 3 metros de distância ficam chutando a bola de footbag um para o outro. O jogo termina quando a bola encosta em qualquer parte do corpo acima do joelho, quando os 3 metros são quebrados ou quando o footbag cai no chão.

Veja em ação








Bola usada no Footbag
Uma simples bola feita de couro ou tecido


Como fazer uma bola para footbag


Pratique Footbag
Pratique XCM
Pratique Pen Spinnning

Um comentário: