"Parece uns doente dançando mas é muito massa"
O footbag é um esporte inventado em 1972 nos Estados Unidos, caracteristicamente de baixo impacto e que tem por objetivo manter uma pequena bola no ar por meio de chutes.
Resumidamente o Footbag consiste em fazer “embaixadinhas” mantendo-se o equilibrio da bola
É baseado em chutes (kicks) e em paradas (delays) e pode ser jogado individualmente ou em grupo. Apesar de existirem uma infinidade de tipos de chutes, pode-se dizer que as três formas usuais de chutes e paradas são feitas de seis formas básicas:
- Chutar com a parte superior do pé (toe kick);
- Chutar com a lateral interna do pé (inside kick);
- Chutar com a lateral externa do pé (outside kick).
- Parar com a parte superior do pé (toe delay);
- Parar com a lateral interna do pé (inside delay);
- Parar com a lateral externa do pé (outside delay).
Por traz do esporte existe uma filosofia bastante interessante baseada no respeito e companheirismo, isso se mostra em competições onde o obtetivo não e vencer o adversario mas sim manter-se na competição
História
Em 72 Mike Marshall pegou um pequeno saco feito a partir de remendos repleto de feijões e começou a fazer malabarismo usando as mãos, os pés e a cabeça. Descobrindo assim um novo passatempo o qual foi primeiramente nomeado de Hack the Sack, Mike morreu de ataque cardiaco em 75 então seu amigo John Stalberger passou a difundir o esporte. Um ano após a morte de Mike ja exixtia a Associação Nacional de Hacky Sack. Atualmente as regras oficiais e as diretrizes gerais do esporte são controladas pela Associação Internacional de Footbag (IFPA).
Modalidades
Freestyle
Em se tratando de footbag, o freestyle (que em português significa Estilo Livre) é a modalidade que vem sofrendo as maiores mudanças nos últimos 20 anos. O freestyle é a forma artística do esporte. Pode ser tanto uma sequência de manobras difíceis que os olhos mal conseguem acompanhar (algo que, em inglês, é chamado de Shred) ou uma sequência de chutes precisos, como se o jogador estivesse em câmera lenta.
Net
O footbag net é jogado de forma muito similar ao voleibol, só que neste caso utiliza-se os pés. O footbag é menor e um pouco mais duro também (geralmente feito a partir de couro). Os jogos podem ser individuais (uma pessoa de cada lado) ou em duplas (duas pessoas de cada lado). A quadra possui um tamanho de 6,1 x 13,4m e a rede fica a uma altura de 1,5 metro. Assim como no voleibol, existem bloqueios, saques e cortadas, só que tudo isso com os pés.
Golfe
Na modalidade golfe o que conta é a precisão do chute em diferentes tipos de footbags. Para longas distâncias são usadas bolas mais duras (chamadas de driver) e para distâncias menores são usadas bolas mais macias, chamadas de putter). Esta é uma modalidade de footbag não muito difundida, mas que possui um charme peculiar. Não é preciso muito talento com o footbag para jogar o footbag golfe e suas regras são bastante simples, parecidas com o golfe tradicional. O jogador tem de 3 a 5 tentativas por buraco, que neste caso é um funil com 76 cm de diâmetro.
Consecutivo
Na modalidade de chutes consecutivos dois jogadores a 3 metros de distância ficam chutando a bola de footbag um para o outro. O jogo termina quando a bola encosta em qualquer parte do corpo acima do joelho, quando os 3 metros são quebrados ou quando o footbag cai no chão.
Veja em ação
Bola usada no Footbag
![]() |
Uma simples bola feita de couro ou tecido |
Como fazer uma bola para footbag
Pratique Footbag
Pratique XCM
Pratique Pen Spinnning
onde compro bola assim?
ResponderExcluir